O Warren Buffet tem, à data de escrita deste artigo, 93 anos e uma fortuna avaliada em cerca de $140B, fazendo dele alguém que está consistentemente na lista das 10 pessoas mais ricas do mundo, sendo várias vezes o nº 1.
Obviamente que todos nós gostávamos de ter um património acumulado que nos permitisse fazer o que quisessémos tal como o Warren.
Muitas vezes agarramo-nos a pensamentos como “Se me saísse o eumilhões…”, “Quem me dera ser rico…”, “Gostava era de ter uma mansão e um carro de luxo…” sem pensar realmente em que consiste viver uma vida rica. Neste caso a pergunta é:
Trocavas a tua vida com alguém com uma fortuna de $140B e ficavas com 93 anos? E o Warren se tivesse essa possibilidade achas que trocava a vida com alguém com pouco dinheiro (ou bem menos) e rejuvenescia 40, 50, 60 anos?
Bom, parece-me evidente que ninguém quereria aceitar esta troca com o Warren. As pessoas mais jovens possuem o bem mais precioso: tempo.
Mesmo que estejamos na casa dos 50, 60 anos, o mais provável é que tenhamos mais 20-30 anos pela frente.
Podemos morrer amanhã? Claro, mas a probabilidade disso acontecer é muito baixa, apenas quando nos aproximamos da esperança média de vida (que tem tendência a ir aumentando) é que a probabilidade tem tendência a ir aumentando. Até lá é desfrutar da viagem!
Deixe um comentário